Diversidade e respeito à pluralidade social
Leonardo Vaz
4/16/20252 min read


Tratar sobre diversidade é, certamente, um dos pontos mais importantes no contexto social atual. E não se trata somente de diversidade de gênero ou sexual, mas sim de um complexo liame de assuntos relacionados ao tema.
Na sociedade em que vivemos, uma das características mais marcantes é a pluralidade, seja cultural, de pessoas, de atividades laborais, de pensamentos, de etnias, de gêneros.
Historicamente, a sociedade abriga uma série de grupos vulnerabilizados, dentre os quais podemos citar pessoas LGBTQIAPN+, mulheres, negros, indígenas, dentre outros.
Logo, quando a abordagem da diversidade vem à tona em nossos espaços de vivência, não podemos deixar à margem um ponto principal nesse contexto, que é o respeito mútuo.
Esse conceito que todos temos sobre respeito mútuo, por vezes, é deixado de lado por quem deveria justamente dar o exemplo em seus ambientes, sejam eles de trabalho, familiares ou de vínculos de amizade.
Hoje, respeitar a diversidade como um todo, sobretudo a que trata dos grupos mais vulneráveis na sociedade, é uma ferramenta de extrema relevância para que se possa combater toda e qualquer forma de preconceito.
Aliás, sempre é bom destacar que todos nós somos permeados por algum tipo de preconceito, e isso se reflete diretamente na sociedade, surgindo, assim, a exclusão, a discriminação e uma série de outras afetações às pessoas vítimas desse alijamento social.
Nesse sentido, a busca incessante por uma sociedade mais fraterna e que respeite, de forma mútua, essa pluralidade e diversidade deve ser uma constante em nossas vidas.
E não está longe desse objetivo, também, esse aprimoramento do respeito dentro de todas as esferas dos ambientes corporativos. Abordar a diversidade em ambientes laborais, por exemplo, além de proteger, de certa forma, que se evitem casos de preconceito, bem como eventuais demandas judiciais indenizatórias — sejam na esfera trabalhista, cível ou até mesmo processos criminais —, a empresa se guarnece de mecanismos que ajudam a fomentar, entre os seus empregados e colaboradores, a construção de uma sociedade melhor.
Portanto, sendo esse um tema tão sensível e caro para uma quantidade considerável de pessoas, não se pode permanecer silente quando o assunto é diversidade, respeito e combate às diversas formas de preconceito.
Somente com o diálogo e levando a informação ao maior número de pessoas é que conseguiremos avançar rumo a uma sociedade mais justa e equânime.
(51) 99649-6159
contato@esgesustentabilidade.com.br


2025 | Todos os direitos reservados ao INESGS | Desenvolvido por vivirigotti.com
