A comunicação como prática sustentável

Paula Brum

4/17/20252 min read

um grupo de pessoas sentados na grama conversando
um grupo de pessoas sentados na grama conversando

As relações de trabalho envolvidas nas atividades da estrutura empresarial, em suas diversas formas, devem ser a porta de entrada das boas práticas sociais previstas em uma agenda de estruturação — ou reestruturação, a depender do momento — com foco em ESG e Sustentabilidade.

Muitas das dificuldades enfrentadas relacionam-se a falhas de comunicação entre os diversos agentes envolvidos na estrutura organizacional ou que com ela se relacionam. A superação dessas falhas, por meio da busca por uma comunicação eficaz, permite o fortalecimento e a otimização das competências.

Uma comunicação eficaz precisa ser assertiva e empática, e essa construção deve ocorrer de acordo com os setores e cargos, de modo que, ao final da cadeia, a comunicação pretendida permeie todas as relações de forma clara, acolhedora e qualificada, afastando os diversos riscos advindos.

Sair do discurso e transformar em prática demanda a aplicação de técnicas que permitam o conhecimento das boas práticas pelos agentes e, ainda mais, que lhes ofereçam ferramentas para a correta aplicação. Integrar as equipes, oferecer conhecimento e instrumentos é transformador e representa um salto de qualidade para as empresas.

Superar riscos sociais, advindos da esfera das relações de emprego, da cadeia produtiva e de consumo, contribui para proteger, dentro do possível, a empresa de passivos judiciais. Passivos judiciais são de valor imprevisível e jamais estarão totalmente compreendidos na previsibilidade financeira da empresa. Ter uma postura ativa e preventiva é uma demonstração de autoridade empresarial exigida pelos mercados.

Investir em comunicação como competência transversal, do projeto à prática, deve ser um compromisso ético de toda empresa que almeja ser sustentável.

A comunicação assertiva protege a empresa; a comunicação empática a coloca em evidência. Entretanto, trata-se de uma construção que deve ocorrer dentro de um projeto profissional, para que se converta, de fato, em investimento.

Princípios de comunicação como práticas sociais, na implantação de políticas de ESG e Sustentabilidade em empresas, são ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento saudável.

Pensar a empresa para o futuro é essencial para que esse organismo saia do presente e chegue plenamente competitivo ao amanhã. O corpo empresarial e, por consequência, os indivíduos que o sustentam, precisam de oxigenação permanente.